Nas últimas semanas, grupos de golfinho-comum têm sido avistados por navegadores locais. Estes mamíferos marinhos têm sido avistados em Lisboa pelo menos 9 vezes desde 30 de Maio. Hoje não foi exceção para a presença de Golfinhos em Lisboa.
Desde a reabertura dos passeios de barcoem Lisboa, com todas as medidas de Limpeza e Seguarança, que os clientes têm tive muita sorte ao ver golfinhos literalmente em Lisboa. Durante o passeio de Observação de Golfinhos de barco, é habitual encontrar estes animais selvagens dentro do rio Tejo. Durante o passado mês de março 2020, avistamos os golfinhos três vezes no Tejo. Este foenómeno não tem uma explicação para a comunidade científica para já.
Em meados dos anos 60, era frequente ver-se golfinhos-roazes em Lisboa, porém, estes começaram a evitar o rio Tejo por causa da poluição. Os golfinhos são extremamente sensíveis ao ruído, neste caso, gerado pelo motor dos cacilheiros e outro navios. Felizmente, com a existência de estações de tratamento, os municípios em redor do Estuário do Tejo garantem cerca de 90% de limpeza das de águas residuais. No entanto, os bacos de recreio têm aumentado substancialmente em Lisboa.
A razão pela qual os golfinhos frequentarem Lisboa ao longo do rio Tejo no último ano pode justifica-se por diferentes motivos:
SeaEO Tours é a empresa lider de mercado em passeios de barco para Observação de Golfinhos e de Baleias em Lisboa!
Ligamos as pessoas à Natureza!
Sobre o autor