Arquivo mensal Janeiro 2024

PorSeaEO

Tartarugas-marinhas ameaçadas



Das 7 Tartarugas-marinhas, a Tartaruga-de-couro (Dermochelys coreacea) é a maior espécie que existe. Pode chegar aos 3 metros de comprimento e pesar cerca de 500 Kg, podendo atingir os 305 anos de idade. A sua coloração é negra-azulada com manchas claras e irregulares; no caso das fêmeas, a cauda é menor e têm uma mancha rosada no topo da cabeça.

A sua dieta é variada e consiste em alforrecas, moluscos, algas, peixes e crustáceos, daí a sua aproximação da costa durante a alimentação e reprodução. Apesar de esta espécie existir em Portugal, não se reproduz na costa portuguesa.

Tartaruga-de-couro
Tartaruga-de-couro


Infelizmente, a maior ameaça é a captura acidental em artes de pesca, captura dos seus ovos e muitas vezes acabam presas em redes fantasma que ficam perdidas no mar. No dia 14 de Outubro, num passeio Observação de Golfinhos em Lisboa, os clientes e tripulantes tiveram oportunidade de observar uma destas tartarugas enrolada numa rede de pesca; apesar dos esforços, não nos foi possível aproximar do animal para remover a rede, porque felizmente estava a alimentar-se e mergulhou mal se fez a aproximação.
Esta espécie tem um estatuto de conservação Vulnerável.

Book Now