Vida Selvagem

A sensibilização ambiental e animal tem gerado interesse pela sociedade com especial crescimento em experiências e atividades educativas. Atividades essas que normalmente envolvem a biodiversidade da vida selvagem nos seus habitats naturais. O turismo na Natureza e animais selvagens tem sido uma tendência. Tem gerado sensibilização ambiental. Através da promoção de experiências de Ecoturismo com a vida selvagem, acreditamos que os nossos clientes ficam mais informados e sensibilizados para a necessiade de proteger espécies e os seus habitats.

As baleias valem muito mais vivas do que mortas.

Peter Garrett, 2010

“As pessoas protegem o que amam.”

Jacques-Yves Cousteau

Cetáceos – Baleias e Golfinhos

Mamíferos marinhos estão distribuidos por todos os Oceanos, mares e até alguns rios. Como predadores de topo, os Cetáceos evoluiram em diferentes espécies durante milhões de anos, tendo como ancestrais comuns espécies de origem terrestre. Em cada um dos Oceanos é possível encontrar diversas de baleias e golfinhos.

O corpo fusiforme e hidrodinâmico dos golfinhos e das baleias evoluiu ao ponto de lhes permitir nadar e mergulhar livremente em mar alto mas também em águas menos profundas. No Oceano Atlântico existem várias espécies de Cetáceos, desde migradoras, costeiros, oceânicos e também algun residentes bem conhecidos pelas comunidades científicas. A observação de Baleias e Golfinhos em Portugal é a melhor forma de conhecer de perto espécies de Cetáceos acompanhados por Biólogos Marinhos.

Saiba mais sobre cada espécie de Golfinho e de Baleia avistados tão perto de Lisboa, no Oceano Atlântico e no rio Tejo.


Aves Marinhas

Distribuidos pelos vastos Oceanos e mares do mundo, aves marinhas podem facilmente ser avistadas. Algumas espécies de aves vivem a vida inteira no mar. As Aves marinhas representam um grupo diversificado extremamente adaptado às condições de ambientes marinhos e costeiros.

Nas inúmeras cadeias tróficas, as aves marinhas desempenham um papel de predadores como também de oportunisticas. Cardumes de peixe pelágico fazem parte da principal fonte de alimentação, e normalmente as aves marinhas podem ser avistadas perto de baleias e golfinhos enquanto se alimentam. A sua presença ajuda-nos frequentemente a encontrar Cetáceos.

Saiba mais sobre cada espécie de Aves Marinhas avistadas no Oceano Atlântico perto da costa portuguesa.


Aves aquáticas do Estuário

O Tejo nasce a 1007 kms de Lisboa. It crosses the whole Iberian Peninsula. Perto de Lisboa, as águas doces junta-se com a água salgada do Atlântico tornando-se no Estuário do Tejo com 34.000 ha. Esta mistura de massas de água permite a existência de diversos ecossistemas que aqui prosperam.

É fácil encontrar vida selvagem no Estuário, tais como aves migradoras, nidificantes ou invernantes. Nestes habitats diversos do Estuário do Tejo, poderá encontrar Flamingos, Colhereiros ou Águias Pesqueiras. Pode avistar facilmente várias espécies residentes todo o ano. Apesar dos patos e limícolas utilizarem o Esturário como uma maternidade, fazem parte integrante das cadeias troficas estando totalmente adaptados às condições do sapal.

As cadeias tróficas no Estuário não poderiam ser diversas sem outras espécies. Vários espécies de moluscos, bivalves, invertebrados e peixe utilizam o Estuário como abrigo, local de alimentação ou de procricação. Por isso, este extenso lugar e rico em biodiversidade e um chamariz para milhares de aves.

Saiba mais sobre espécies de Aves avistadas no Estuário do Tejo.


Biodiversidade Marinha

Outros animais marinhos, além dos mencionados podem ser avistados ao longo da costa Portuguesa. É por isso que a biodiversidade em ambientes marinhos é muito mais rico do que imaginamos. Além dos golfinhos, é comum encontrar as seguintes espécies:

  • Peixe Lua
  • Tubarão Azul
  • Alforrecas
  • Tartaruga marinha
  • Peixe-espada
  • Atum

Todas os guidas das espécies observadas têm em atenção o estatuto da Lista Vermelha IUCN . Além de partilharmos a proximidade da vida selvagem com os nossos clientes, estamos ativamente envolvidos com as autoridades ambientais e grupos de investigação para recolha de dados da avistamento a longo prazo, apoiando os projectos de gestão e conservação da biodiversidade marinha a nível regional.

seaturtle-loggerhead-lisbonSunfish Mola molaPortuguese man-o-war jellyfish floatingSometimes blue-sharks are spotted at the surfaceSunfish Mola mola at the surfaceBaskin SharkHammerhead Shark

Ameaças do Oceano e à vida selvagem

As zonas costeiras compõem uma das zonas mais produtivas e ecossistemas mais valiosos no mundo. Além de providenciarem serviços básicos, as zonas costeiras dão um valor sócio-económico enorme contribuindo para o nosso estilo de vida. A população humana em zonas costeiras criam enorme pressão no ambientes, especialmente nos ecossistemas marinhos.

  • Sobrepesca
  • Pesca fantasma
  • Poluição (Plásticos, Som, Temperatura, Químicos)
  • Espécies invasoras
  • Barcos (Ancoradouros, Sonars, Hélices)
  • Alterações climáticas
  • Máscara de proteção facial Covid19
  • O novo projecto para o aeroporto do Montijo (em fase de implementação)

SeaEO-Tours foi vencedora do prémio Travel and Hospitality Awards 2019, na categoriaPasseios de Vida Selvagemem Lisboa.


SeaEO-Tours foi vencedora da Travel and Hospitality Awards 2020, na catergora de Melhor Experiência de Aventura em Lisboa.

Travel and Hospitality Awards, 2020 & 2021

Book Now