Arquivo mensal Fevereiro 2023

PorSeaEO

SeaEO-Tours responde ao Mayday de veleiro após ataque de Orcas

No dia 21 de fevereiro, a equipa da SeaEO-Tours recebeu uma comunicação VHF com um MAYDAY (pedido de socorro) resultado de um ataque de orcas, quando estava a terminar mais um passeio de observação de golfinhos, junto ao Meco.

Rapidamente tentamos perceber a distância a que se encontravam de nós e, sem hesitar, seguimos em seu auxílio.

Tratava-se de um veleiro de 12 metros, com 4 pessoas a bordo. A embarcação estava a cerca de 3 Milhas Náuticas Oeste do Cabo Espichel à deriva por causa de uma interacção com quatro Orcas que teriam partido o leme.

Chegados ao local, verificámos que os tripulantes se encontravam bem e com colete salva-vidas. As Orcas já tinham seguido o seu caminho. Quando preparávamos o reboque chegou também ao local o ISN (Instituto de Socorros a Náufragos – Autoridade Marítima Nacional), organismo responsável pelas áreas de salvamento marítimo, socorro a náufragos e assistência a banhistas, que os levou ao porto de Sesimbra.

Sidónio Paes, Sócio-Gerente da SeaEO-Tours e biólogo marinho, está a colaborar com o Grupo de Trabalho da Orca Atlântica. Salienta que “Não nos podemos esquecer de que estamos no habitat natural das Orcas. Há sempre um risco contudo o que podemos fazer é mitigar este novo comportamento delas. Temos de perceber como nos podemos defender, sem as ferir”.

O ataque de Orcas é frequente?

Nos últimos anos tem se verificado um número crescente de ataques de Orcas a veleiros na península Ibérica e que resultam, na maior parte das vezes, na inutilização do leme. Não há registo de ataques diretos a humanos.

O que motiva o ataque?

Não se sabe ao certo o que deu origem a esta interação das Orcas com os veleiros. O tema tem sido bem acompanhado desde Agosto 2020, data em que se deu a primeira interação, por grupos de biólogos marinhos e é alvo de estudos. Embora não haja conclusões finais, os ataques reportados até ao momento são desencadeados por fêmeas e juvenis, bastante bem estudados pelas comunidades de biólogos da península Ibérica.

Notícias sobre o assunto:

TVI: Grupo de orcas destrói leme de veleiro em Sesimbra. Veja as imagens do resgate

CNN Portugal: Grupo de orcas destrói leme de veleiro em Sesimbra. Veja as imagens do resgate

Sol: Veleiro atacado por grupo de orcas em Sesimbra

CMTV: Grupo de orcas ataca veleiro com sete tripulantes a bordo em Sesimbra

Notícias ao Minuto: Grupo de orcas ataca e destrói leme de veleiro em Sesimbra

Book Now