A manhã começous cedo para a tripulação. Sebastião e o Capitão Sidónio prepararam o barco para o passeio matinal de Observação de Golfinhos. Mal sabiam que iriam ver baleias num passeio em Lisboa.
A previsão meteroloógica era excelente por falta de vento e ondas. O dia prometia algo diferente, o que acham?
Capitão Sidónio
Com o checkin dos clientes feito e depois das explicações de segurança e da atividade, ligaram-se os motores. Passaram menos de 10 minutos, até se avistar um peixe-lua enorme dentro do rio Tejo. Assim que nos aproximámos, o peixe-lua que estava à superfície rapidamente nadou para águas mais profundas antes que qualquer cliente conseguisse tirar uma fotografia decente.
Assm que deixámos o rio em frente ao Forte do Bugio, um grupo de 3 botos foram avistados discretamente à superfície. Com medo da nossa presença, e porque o Capitão Sidónio (o Biólogo Marinho) compreendeu o comportamento destes maravilhosos Cetáceos, dexiámos uma distância suficiente para não os incomodar.
Um grupoa amigável e brincalhões de golfinhos-comuns foi avistado por perto, que rapidamente chamou a atenção dos clientes. Como são conhecidos, esta espécie aproxima-se aos barcos, permitindo aos clientes observarem estes magníficos mamíferos marinhos de perto fora de Lisboa.
O Sebastião, um excelente marinheiroe velejador, identificou um movimento estranho na água á distância. O que também captou as atenções do Sidónio que navegou mais perto. Assim que o barco se aproximou, o excitamento da trripulação foi evidente. Com a confirmação de que era uma baleia, finalmente conseguimos ter a oportunidade de fazer Observação de Baleias em Lisboa pela primeira vez em 2020.
A Baleia era enorme, provavemnete do tamanho do barco. O Biólogo Marinho confirmou que era uma Baleia-anã adulta a nadar em frente à proa do barco a uma distância inferior 100 metros. Esta é a espécie de baleia de barbas mais pequena que existe no mundo, , Balaenoptera acutorostratos que pode chegar aos 10 metros de comprimento.
Cada vez que a baleia vinha à superfície para respirar, o excitamento era evident. Um majestoso mamífero marinho a nadar livremente. Aquele passeio foi prova de que é possível encontrar vida selvagem tão perto de Lisboa com a melhor tripulação. Foi assim que aquele passeio se chamou Observação de Baleias em Lisboa, ficando orgulhosos do que fazemos.
Sobre o autor